domingo, 14 de novembro de 2010

Introdução aos Radicais Livres


Olá, pessoal!!
O objetivo dessa postagem é conceituar radicais livres e mostrar exemplos daqueles de maior relevância biológica e bioquímica para que possamos lançar idéias básicas iniciais sobre o assunto.

1) O que são os radicais livres?

Radicais livres são moléculas (orgânicas ou inorgânicas) e átomos de existência independente (livre) que possuem um número ímpar de elétrons em sua camada de valência. Disso decorre que há pelo menos um elétron desemparelhado (orbital incompleto) na camada mais externa da eletrosfera do átomo. Moléculas podem ser radicais livres se um ou mais átomos presentes têm elétrons não pareados.

Esse elétron ímpar confere grande instabilidade à espécie química, o que faz com que ela seja extremamente reativa e consequentemente tenha uma vida média geralmente muito curta. Radicais livres de diferentes tipos variam em sua reatividade química mas, em geral, eles são mais reativos que as espécies não radicais.
Visando a obter uma configuração eletrônica em que todos seus elétrons estejam pareados, os radicais livres reagem com uma vasta gama de substâncias, inclusive componentes celulares, geralmente atuando como agentes oxidantes (receptores de elétrons) ao capturar para si elétrons desses componentes (numa reação de oxi-redução).

Pode-se perceber que o componente sobre o qual o radical livre exerce sua ação torna-se outro radical livre, que também irá tentar garantir a integridade de seus orbitais e, assim, ocorrem várias reações em cadeias, o que leva à formação de um grande número de radicais livres a partir de um único. É fácil perceber que nesse processo, várias estruturas celulares podem ser danificadas. Em uma futura postagem, o grupo irá detalhar que estruturas são essas, como os radicais livres podem lesá-las e a conseqüência disso para o corpo.

2) Quais radicais livres estão presentes em nosso corpo?

Nos sistemas biológicos, os radicais livres sobre os quais mais se comenta são aqueles nos quais o elétron desemparelhado encontra-se centrado nos átomos de oxigênio. Dentre eles estão:







Há também aqueles nos quais o elétron desemparelhado encontra-se centrado nos átomos de nitrogênio, dentre eles:








Gostaríamos de salientar que é importante que se diferencie o conceito de espécies reativas de oxigênio(EROs) da idéia de radicais livres derivados do oxigênio e de espécies reativas de nitrogênio(ERNs) da idéia de radicais livres derivados do nitrogênio, que são muitas vezes tomadas erroneamente como sinônimos.

Como já vimos, quando se fala em radicais, estamos nos referindo a espécies com elétrons não-pareados em sua órbita externa. Já quando se mencionam as EROs ou ERNs, estamos nos referindo a um conjunto mais amplo, que inclui não só radicais livres, mas também espécies químicas altamente reativas que não possuem elétrons ímpares na camada de valência, que são as espécies reativas de oxigênio ou nitrogênio não radicalares.

Apesar de nosso blog ser centrado nos radicais livres, iremos também nos referir a EROs e ERNs, mesmo àquelas que não são radicais livres, pois reconhecemos que muitas vezes elas podem agir de maneira semelhante aos radicais livres e também contribuir para a formação de alguns deles.

Abaixo estão alguns exemplos de EROs e ERNs que não são radicais livres:















Além disso, há também radicais livres e outras espécies reativas advindas de outros elementos químicos, como o carbono, o cloro e o enxofre. No entanto, por enquanto vamos nos centrar naqueles originados a partir do oxigênio e nitrogênio e ao longo das outras postagens do blog, quando necessário, esses outros radicais serão devidamente mencionados.

Ao longo das postagens futuras vamos entender de onde vêm os radicais livres, suas funções, como eles agem e o que pode barrar a sua atuação.

3) Referências

Para a elaboração do post, as seguintes fontes foram utilizadas:
* RADICAIS LIVRES. Escrito por Daniela Kiyoko Yokaichiya, Eduardo Galembeck e Bayardo Baptista Disponível para download em: http://www.bdc.ib.unicamp.br/rbebbm/visualizarMaterial.php?idMaterial=76>
* RADICAIS LIVRES E OS PRINCIPAIS ANTIOXIDANTES DA DIETA. Revista de Nutrição-Rev. Nutr. vol.12 no.2 Campinas May/Aug. 1999. Escrito por Maria de Lourdes Pires Bianchi e Lusânia Maria Greggi Antunes. Disponível para download em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52731999000200001&script=sci_arttext&tlng=es>
* RADICAIS LIVRES. Monitoria de Bioquímica 2005/2 FFFCMPA. Frederico B. Ribeiro. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:LOqYbohWhNsJ:bioquimica.ufcspa.edu.br/pg2/pgs/medicina/links/seminarios20052/RADICAIS%2520LIVRES.ppt+%E2%80%A2+Radicais+Livres+Frederico+B+Ribeiro+Monitoria+de+Bioqu%C3%ADmica+FFFCMPA+2005/2&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>
* ESPÉCIES REATIVAS DE OXIGÊNIO E DE NITROGÊNIO, ANTIOXIDANTES E MARCADORES DE DANO
OXIDATIVO EM SANGUE HUMANO: PRINCIPAIS MÉTODOS ANALÍTICOS PARA SUA DETERMINAÇÃO. Quim. Nova, Vol. 30, No. 5, 1323-1338, 2007. Por Sandra Mary Lima Vasconcelos, Marília Oliveira Fonseca Goulart, José Benedito de França Moura, Vanusa Manfredini, Mara da Silveira Benfato e Lauro Tatsuo Kubota. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/qn/v30n5/a46v30n5.pdf
* ESTRESSE OXIDATIVO: RELAÇÃO ENTRE GERAÇÃO DE ESPÉCIES REATIVAS E DEFESA DO ORGANISMO. Por André L. B. S. Barreiros, Jorge M. David e Juceni P. David. Quim. Nova, Vol. 29, No. 1, 113-123, 2006. Disponível para download em: http://www.scielo.br/pdf/qn/v29n1/27866.pdf

* ESPÉCIES REATIVAS DE OXIGÊNIO E NITROGÊNIO EM CÉLULAS MUSCULARES DURANTE CONTRAÇÕES. Por Leonardo R. Silveira. Arq Bras Endocrinol Metab vol.48 no.6 São Paulo Dec. 2004. Disponível em: http://drashirleydecampos.com.br/noticias/18682

Por fim, gostaríamos de indicar um vídeo, que também utilizamos como referência para a postagem. Além de fazer considerações gerais a respeito dos radicais livres, ele comenta sobre a relação deles com o envelhecimento e fala um pouco sobre fatores que levam à sua formação, assuntos de futuras postagens do blog. Infelizmente o vídeo está em inglês, mas vale a pena dar uma olhada :)

Dr. Ross Pelton from http://vimeo.com/user2262327 on Vimeo.


Bom, por hoje é só :D
Esperamos que as informações mostradas tenham sido esclarecedoras e que possam ter levado conhecimento útil aos leitores.
Qualquer dúvida, recomendação, observação ou reclamação (sninf) é só comentar!
Ah, não percam a próxima postagem. Até mais!!

Nenhum comentário: