terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Benefícios dos Radicais Livres

Os radicais livres possuem benefícios, apesar de serem mais conhecidos por seus malefícios e estarem correlacionados com várias doenças e o processo de envelhecimento. Os RLs estão envolvidos em vários processos fisiológicos como sinalização celular, processo inflamatório entre outras como:


Apoptose:


A geração de radicais livres é essencial para ocorrência do processo de apoptose, o qual corresponde à morte celular programada, fundamental para a destruição de células malignas e para a redução do crescimento tumoral. Esse tipo de morte celular ocorre a partir de uma cascata de reações, na qual estão envolvidos vários mediadores que necessitam dos radicais para a sua ativação. O uso indiscriminado de antioxidantes pode prejudicar funcionamento do apoptose, inibindo uma importante via de combate ao câncer.


Imunidade:


As espécies reativas, como peróxido de hidrogênio e o óxido nítrico são utilizadas pelos macrófagos e neutrófilos para a destruição dos organismos por eles englobados, durante a resposta imunológicas.


Cicatrização:


A cicatrização ocorre devido a uma seqüência de reações, que são mediadas por vários compostos, um deles é a prostaglandina, formado pela atuação do ácido araquidônico. A via de produção desse ácido conta com a participação de radicais livres.

Vaso Dilatação:


Nos vasos sanguíneos o óxido nítrico participa na modulação do diâmetro vascular e na resistência vascular, provocada pelo relaxamento dos músculos lisos.


Oxido Nítrico:


O óxido nítrico é uma espécie reativa muito importante, sendo considerada a molécula do ano em 1992. Pode participar como agente redutor e também como agente oxidante. Além das funções já c

itadas acima essa espécie também participa na regulação sanguínea basal, na adesão e agregação plaquetária e também no sistema de ereção dos seres humanos, sendo um dos mecanismos utilizados pelo viagra.

Já no músculo, o óxido nítrico atua como molécula sinalizadora, sendo participante no controle do fluxo sanguíneo, equilíbrio de glicose, crescimento e contração muscular, produção de energia e transporte de oxigênio.


Referências:

AUGUSTO, Ohara. Radicais Livres, Bons, Maus e Naturais. Oficina de Textos, 2006.

http://www.medicinacomplementar.com.br/temaFev03.asp

http://www.inca.gov.br/rbc/n_53/v03/pdf/revisao4.pdf


Nenhum comentário: