segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Gota Úrica

Em postagens anteriores, foram comentados os benefícios e as ações dos antioxidantes. O ácido úrico, além de figurar entre os antioxidantes mencionados, suscita um grande interesse por parte dos profissionais de saúde, visto que sua produção excessiva ou falhas na sua excreção podem causar uma doença comumente denominada GOTA.
A gota é uma enfermidade crônica caracterizada pelo aumento da taxa de ácido úrico no sangue. Consequentemente, há um depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações, o que pode levar a um quadro de artrite. O ácido úrico é resultado do metabolismo das purinas e, portanto, as dietas hiperproteicas, ricas em purinas, devem ser evitadas. Dessa forma, bebidas alcoólicas, ervilhas, feijões, carnes, tomates e frutos do mar não são recomendados para as pessoas com gota.
Outro fato importante a ser comentado é que indivíduos com gota não devem ficar em jejum por um grande intervalo de tempo. Isso ocorre porque, durante o jejum, o organismo lança mão de mecanismos para manter a glicemia constante. E, entre esses mecanismos, a gliconeogênese tem um papel de destaque. De modo simplificado, a gliconeogênese é uma via metabólica que utiliza as proteínas musculares para sintetizar glicose. Portanto, a degradação dessas proteínas gera um aumento na produção de ácido úrico.
Referências Bibliográficas

Nenhum comentário: